Clareza e coerência: os pilares da marca autêntica
As marcas precisam se destacar para serem lembradas e preferidas pelos consumidores. Uma das maneiras de fazer isso é construir uma marca autêntica. No post de hoje, vamos falar sobre dois aspectos essenciais para a construção e manutenção de uma marca autêntica: clareza e coerência.
ESTRATÉGIA DE MARCA
Mariana Belchior
11/13/20232 min read


No mercado cada vez mais competitivo e conectado, as marcas precisam se destacar para serem lembradas e preferidas pelos consumidores. Uma das maneiras de fazer isso é construir uma marca autêntica.
Para construir e manter uma marca autêntica, é essencial dois aspectos principais: clareza e coerência.
Clareza
O primeiro passo é ter clareza de quem você é, dos seus valores, do seu propósito, dos benefícios que o seu produto entrega, etc. É preciso saber o que você quer comunicar para o seu público-alvo.
Por exemplo, se você é uma empresa que vende roupas sustentáveis, é importante que isso esteja claro em todas as suas comunicações. A sua identidade visual, o seu tom de voz, as suas mensagens de marketing, tudo deve estar alinhado com esse propósito.
Coerência
A coerência é tão importante quanto a clareza. Não adianta a sua empresa pregar que é ecológica sendo que ela contrata uma empresa terceirizada que polui o meio ambiente. É preciso ser coerente em todos os pontos de contatos internos e externos.
Por exemplo, se você tem uma empresa que oferece serviços de consultoria, é importante que o seu atendimento seja eficiente e que os seus consultores sejam qualificados. Se o seu atendimento for ruim ou se os seus consultores não forem qualificados, isso vai gerar incoerência na sua marca.
Dicas para construir uma marca autêntica:
Defina os seus valores e o seu propósito: o que você acredita? O que você quer alcançar?
Conheça o seu público-alvo: quem são as pessoas que você quer atingir? O que elas valorizam?
Seja coerente em todas as suas comunicações: seja verbal, visual, local físico, emocional, etc.
A autenticidade é um diferencial competitivo importante para as marcas. As marcas que conseguem construir uma imagem autêntica são mais confiáveis e memoráveis.
⚡️ Lembre-se: A construção de uma marca autêntica é um processo contínuo, ela é trabalhada TODOS OS DIAS da existência da sua empresa.
Me conta, você tem esses aspectos definidos estrategicamente? Ou você faz no intuitivo ou sem pensar?
Se você quer construir uma marca autêntica, comece refletindo sobre os aspectos que mencionei neste texto. É importante ter clareza e coerência em todas as suas comunicações. 💚