Falhar faz parte da inovação nos negócios
Transformar falhas em oportunidades de aprendizado no mundo dos negócios é o caminho para novas descobertas e inovações.
NEGÓCIOS
8/22/20242 min read


Aos 16 anos, enfrentei um dos maiores medos da minha geração: me tornei mãe. Naquela época, o julgamento e o preconceito eram grandes, e todos nós éramos moldados para seguir um roteiro de vida bem definido: nascer, estudar, casar, ter filhos, e assim por diante. Esse era o caminho considerado correto, e qualquer desvio era visto como um fracasso.
Desviando do Caminho Convencional: Lições Aprendidas
Quando descobri que seria mãe ainda na adolescência, tive que aceitar que minha vida não seguiria o roteiro tradicional. Foi nesse momento que aprendi: se há algo que eu estava me destacando, era em “falhar com honra” 😂. Aceitei o "erro" como parte da minha história, e talvez por isso nunca tive resistência em admitir as minhas falhas.
A maternidade me mostrou que eu estava destinada a seguir um caminho diferente, fora dos moldes tradicionais. E, ao longo dos anos, percebi que essa escolha, consciente ou não, de não seguir o caminho convencional, definiu toda a minha vida, incluindo minha trajetória profissional. Já mudei de área algumas vezes e continuo disposta a mudar quantas vezes forem necessárias para permanecer alinhada com a minha verdade.
Por que Não Podemos Falhar? Mundo Negócios Rigidez Julgamento
Estou compartilhando minha história porque, no mundo profissional e dos negócios, ainda percebo a rigidez no julgamento aos nossos erros. Sinto que existe essa ideia enraizada de que “falhar = fracasso” e que devemos seguir um roteiro preestabelecido para alcançar o sucesso.
Por que às vezes não nos permitimos admitir nossas falhas e medos na nossa profissão? Como podemos explorar novos caminhos se não reconhecemos nossas limitações? Como poderemos superá-los e encontrar soluções criativas?
Transformando Falhas em Sucesso Importância Aprendizado Resiliência
É claro que ninguém quer contratar alguém que só erra. Mas acredito que precisamos mudar como enxergamos as falhas. O problema não está em falhar, mas em falhar e não aprender nada com isso.
Quando encaramos nossos erros de frente, refletimos sobre eles e extraímos boas lições, transformamos essas falhas em degraus para novas perspectivas. O aprendizado que vem do erro tem seu valor; ele nos torna mais resilientes, mais adaptáveis, e, no final das contas, mais humanos.
Inovação Através da Vulnerabilidade
Sinto que o mundo dos negócios é frequentemente percebido como um ambiente onde os erros são escondidos ou mencionados apenas quando levam a uma história de grande sucesso. Será que isso não nos impede de tentar o novo, de arriscar, de inovar?
E, sem inovação, o que seria dos grandes avanços que vemos hoje? Todos os grandes líderes e empreendedores que admiramos falharam em algum momento de suas trajetórias. O que os diferencia é a capacidade de aprender com esses erros e usar esse aprendizado para crescer.
Ressignificando a Falha
Por isso, convido vocês a repensarem essa rigidez no julgamento que temos com nós mesmos. E se ressignificássemos a falha como um caminho alternativo para novas soluções e inovações? Acredito que o mundo seria muito mais leve, autêntico e coerente, não acham?